Uma dramaturgia de muitas raízes

Maria da Conceição Sá
(Jornais “O Nordestino” e “Mesa de Bar”)

José Maria Rodrigues Monteiro, paraibano radicado no Rio de Janeiro desde a década de setenta, estreou como autor teatral há 30 anos (março de 1977), com a peça "A Volta do Prometido". Para comemorar a data, ele lançou, no último dia 27, o livro Por Uma Dramaturgia de Raízes Populares, no Espaço Taba Cultural, na rua Joaquim Silva nº 56, 7º andar, na Lapa.
A obra é dividida em duas partes, na primeira, uma coletânea com algumas de suas peças cuja fonte de inspiração são a literatura e o teatro praticados pelas camadas populares e as manifestações folclóricas, e na segunda, algumas histórias sobre o início de sua carreira de ator, dramaturgo e diretor teatral.
A programação da noite foi extensa, contou com a participação do grupo Os Goliardos, que apresentou uma seleção de poemas de José Maria, e de Gedivan de Albuquerque, cantor, compositor, que apresentou uma seleção de músicas compostas para as peças publicadas no livro, além da leitura dramática da peça A VOLTA DO PROMETIDO, feita por parte do elenco original e atores convidados.
Um momento de muito significado da noite, por sua carga simbólica e emotiva, foi a homenagem prestada por José Maria Rodrigues à memória de Pernambuco de Oliveira, cenógrafo, dramaturgo, professor e decano do Centro de Artes da UNIRIO nas décadas de setenta e oitenta, quando José Maria cursou direção teatral e recebeu o apoio inestimável do professor no início da carreira.
A noite serviu ainda para confraternização entre os vários elencos das peças escritas e dirigidas por José Maria, que durante mais de duas décadas trabalhou para o SESC do Rio de Janeiro, onde foi responsável pelas atividades de Teatro do SESC da Tijuca. Produziu naquela instituição excelentes trabalhos, que, respaldados pela crítica e pelo público, permitiram a iniciação e a formação de artistas para as artes cênicas, pessoas que trabalham hoje no teatro, na televisão e no cinema, e que tiveram seu batismo artístico pelas mãos de José Maria. O evento significou uma bonita noite de encontros e reencontros.