Homenagem a Pernambuco


À MEMÓRIA DE PERNAMBUCO DE OLIVEIRA

Durante minha vida de estudante encontrei professores com quem aprendi sem esforço, onde as aulas eram sempre prazerosas e meu aprendizado acontecia naturalmente.

Sem querer desmerecer os demais, que todos desprenderam suas energias para me ensinar, alguns ficaram inesquecíveis pelo que me transmitiram como mestres e como pessoas, como autoridade moral e ética, e certo carinho.

Mas há dois professores em quem eu poderia sintetizar toda a atenção e todo o desvelo para me ensinar, e mais do que isso, o empenho para tornar meu trabalho conhecido. O primeiro foi Yan Michalski, que mesmo depois da escola de teatro me acompanhou nos meus trabalhos dando-me sua atenção valorosa. O outro, em quem sintetizo tudo isso, foi Pernambuco de Oliveira. Foi com ele que descobri que podia desenhar um cenário e construir uma maquete, o que me deu muita alegria. Foi ele que em sua gestão como Decano do Centro de Artes instituiu o concurso de Dramaturgia em que tive A Volta do Prometido premiada. Foi ele que conseguiu com o extinto Serviço Nacional de Teatro a verba para produzir o espetáculo, e mais ainda, foi por sua ingerência que o texto foi publicado na Revista de Teatro da SBAT, nº 422, coisas importantes para quem está começando uma carreira. Em determinada altura, parecia que a publicação não ia sair, ele pegou o telefone, ligou para lá e pediu uma posição. Poucos meses depois a peça era publicada. Mas na minha displicência, nunca agradeci a ele de público, na época era como se essas coisas acontecessem naturalmente, na minha ingenuidade era como se tudo fizesse parte do enredo e que não podia ser diferente. Mas essas coisas demandam esforços e empenhos, mas ele fazia tudo parecer natural, era do seu feitio, e me dedicou toda a consideração e atenção que pôde.

Eu poderia ficar aqui perfilando as suas qualidades artísticas e de ser humano preocupado com a arte e a educação, e neste sentido ele estava num ponto mais alto do que eu, mas quero lembrar de um breve momento, onde me senti mais próximo dele.

Em 1979, já fora da UNIRIO, programei uma Semana do Folclore no antigo SESC de Copacabana. Levamos artistas e alguns grupos, entre os quais, o Bumba-meu-boi de Caxias. Em determinada altura da noite, vejo o professor Pernambuco entrar salão adentro, com um sorriso enorme, queria saber quem estava programando tudo aquilo. Quando me apresentei e disse que era eu que estava à frente, ele me deu um forte abraço e ficou ainda mais feliz, disse que ouviu o som do seu apartamento e veio atrás, maravilhado por estar ouvindo aquilo em plena Copacabana, que aquela música estava fazendo-o voltar a infância. Nunca o tinha visto tão feliz. Era como se ele estivesse voltando ao seu Pernambuco. Ali ele não era o professor competente, o cenógrafo premiado, o Decano amado pelos colegas e alunos, era apenas um migrante nordestino igual a mim, saudoso de sua terra.

Ao professor Pernambuco de Oliveira, artista dos mais competentes, Decano do Centro de Artes da Unirio nas décadas de setenta e oitenta, pelo que me ensinou e ajudou no início de minha jornada, meu eterno obrigado.

José Maria Rodrigues

--------------------------------------------------------------------

Programação para o dia 27 de julho de 2007
.
* 19h. - Lançamento do livro: POR UMA DRAMATURGIA DE RAÍZES POPULARES - Coletânea de peças e algumas histórias sobre o início de sua carreira de ator, dramaturgo e diretor teatral.
* 19:30h. - O Grupo OS GOLIARDOS apresentará uma seleção de seus poemas e seu conto
ENCURRALADO.
* 20h. - Gedivan de Albuquerque e Nonato Almeida, cantores/compositores, apresentarão músicas compostas para as peças publicadas no livro.
* 20:30h. A VOLTA DO PROMETIDO - Leitura dramática de sua peça de estréia, apresentada por parte do elenco original e atores convidados.
* 21:30h. - Homenagem do autor à memória de PERNAMBUCO DE OLIVEIRA, cenógrafo, professor e Decano do Centro de Artes da UNI-RIO nas décadas de setenta e oitenta.
* 21:45h. - Confraternização entre os vários elencos das peças escritas e dirigidas por José Maria Rodrigues.

Endereço: Rua Joaquim Silva, nº 56 - 7º andar- Lapa

A VOLTA DO PROMETIDO

Leitura Dramática
em 27 de julho de 2007

ELENCO:
(Ordem alfabética)

ATORES: PERSONAGENS:
Antônio Midon – Homem 1, 2 e 5
Antônio Ysmael – Jesus, Sargento
Fernando Pellizzer – Soldado, Padre
Flávio Mota – Pedro, Cobrador
Gedivan de Albuquerque - Propagandista
Graça Duarte – Mulher do Ferreiro
Henrique Britto – Marido da Prima, Homem 4
José Araújo – Diabo, Homem do Povo
José Maria Rodrigues - Ferreiro
Marco Amaral Correia – Escrivão, Coveiro
Renata Daflon – Prima, Mulher 3
Sônia Corte – Deputada, Moça
Sônia... – Mulher 1, 2 e 4